As famílias são essenciais para estimularem nos mais jovens o gosto pela leitura e para os ajudarem a desenvolver plenamente as suas potencialidades. Ler é importante para o sucesso escolar.
Partilhe as paixões da criança. Entusiasme-se com as suas descobertas, mesmo que considere que um determinado livro não é a melhor das escolhas. Pergunte-lhe porque o considera interessante, mencione as características que lhe agradam e permita à criança finalizar as suas escolhas. Esta actividade também a ajuda a descobrir se uma determinada história, de facto, lhe agrada.
Quando uma criança abre um livro, precisa de um local confortável para a leitura. Um sofá acolhedor e um ambiente tranquilo podem estimular o gosto pelos livros. Partilhar um livro é uma ocasião especial para a criança porque lhe permite “sonhar”. Instalem-se confortavelmente e leiam.
Ajude o seu filho a reter a informação que lê — esta é uma competência crucial, essencial à medida que ele vai ficando mais velho e precisa de recolher informação importante nos manuais.
Até aos 6 anos de idade, as crianças sentem-se atraídas por livros com ilustrações, mas, entre os 6 e os 8 anos, o texto começa a ocupar um lugar de destaque. A partir dos 9 anos, é necessário consolidar hábitos.Lembre-se que, entre o 8 e os 10 anos, algumas crianças perdem a vontade de ler por prazer. Para manter o interesse pela palavra escrita, tente envolvê-las em tarefas que encorajem uma atitude positiva perante a linguagem.
Durante as férias, é importante proporcionar à criança ou adolescente múltiplas oportunidades de aprendizagem para que continue a desenvolver o vocabulário e competências de leitura.
Nas bibliotecas, os mais jovens têm acesso a uma grande variedade de livros, publicações periódicas e DVD. Ensine a criança a respeitar os livros. Uma criança deve aprender desde muito cedo a manusear os livros correctamente. Ensine-a a pegar-lhes com as mãos limpas, não danificando as lombadas ou rasgando páginas. Incentive-o a frequentar a BIBLIOTECA.
Partilhe as paixões da criança. Entusiasme-se com as suas descobertas, mesmo que considere que um determinado livro não é a melhor das escolhas. Pergunte-lhe porque o considera interessante, mencione as características que lhe agradam e permita à criança finalizar as suas escolhas. Esta actividade também a ajuda a descobrir se uma determinada história, de facto, lhe agrada.
Quando uma criança abre um livro, precisa de um local confortável para a leitura. Um sofá acolhedor e um ambiente tranquilo podem estimular o gosto pelos livros. Partilhar um livro é uma ocasião especial para a criança porque lhe permite “sonhar”. Instalem-se confortavelmente e leiam.
Ajude o seu filho a reter a informação que lê — esta é uma competência crucial, essencial à medida que ele vai ficando mais velho e precisa de recolher informação importante nos manuais.
Até aos 6 anos de idade, as crianças sentem-se atraídas por livros com ilustrações, mas, entre os 6 e os 8 anos, o texto começa a ocupar um lugar de destaque. A partir dos 9 anos, é necessário consolidar hábitos.Lembre-se que, entre o 8 e os 10 anos, algumas crianças perdem a vontade de ler por prazer. Para manter o interesse pela palavra escrita, tente envolvê-las em tarefas que encorajem uma atitude positiva perante a linguagem.
Durante as férias, é importante proporcionar à criança ou adolescente múltiplas oportunidades de aprendizagem para que continue a desenvolver o vocabulário e competências de leitura.
Nas bibliotecas, os mais jovens têm acesso a uma grande variedade de livros, publicações periódicas e DVD. Ensine a criança a respeitar os livros. Uma criança deve aprender desde muito cedo a manusear os livros correctamente. Ensine-a a pegar-lhes com as mãos limpas, não danificando as lombadas ou rasgando páginas. Incentive-o a frequentar a BIBLIOTECA.