19/01/2012

Os Lusíadas Contados às Crianças e Lembrados ao Povo

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 8.º Ano de Escolaridade

Título: Os Lusíadas Contados às Crianças e Lembrados ao Povo

Adaptação: João de Barros

Ilustrador: Martins Barata

Editora: Sá da Costa Editora

Resumo:
Este livro narra-nos a viagem da frota portuguesa de Vasco da Gama à Índia.
Após várias traições em terras africanas, os valentes marinheiros portugueses, apesar de bastantes dificuldades enfrentadas, vão além do Bojador.
Terminadas as tormentas, a frota de Vasco da Gama é acolhida em Melinde, onde lhe é concedido um piloto que os guiará à Índia.
Chegados ao ambicionado destino, Vasco da Gama informa o Imperador indiano das suas intenções.
Baco, inimigo de Portugal, vendo que o Imperador confiava nos portugueses, faz com que, em Calecute, corra o boato das más pretensões lusitanas. Não obstante, Vasco da Gama consegue provas de que esteve em terras tão longínquas e volta a Portugal.
Durante a viagem de regresso, param na Ilha dos Amores, onde foram recebidos por nereidas e homenageados com banquetes. Tétis, rainha das nereidas, narra a Gama feitos futuros dos lusitanos.
Disfrutado o prémio de tão heróica viagem, a frota regressa a Lisboa, onde é recebida com admiração e alegria.

Comentário:
Este livro relata as viagens e os descobrimentos do povo Lusitano. Nesta viagem à Índia como em outras, os portugueses sofreram muitas tormentas e dissabores, não desistindo da viagem por ser um povo corajoso e destemido.

Achamos “Os Lusíadas Contados às Crianças E Lembrados ao Povo”, uma obra talentosa e muito interessante. Pois não é uma obra qualquer, mas sim uma obra que conta os feitos e prodígios dos nossos marinheiros. Os Lusíadas são a Bíblia do Povo e João de Barros ao adaptar este livro está a torná-lo mais acessível a todos, principalmente às crianças.

Nós gostámos da forma como a história foi contada, pondo sempre o povo português em destaque, enaltecendo-o por ser um povo grandioso e aventureiro. Embora achassemos a parte da descrição da História de Portugal, mais difícil de ler.

Luís Vaz de Camões foi um valente soldado e grande patriota e também o grande poeta que escreveu os feitos dos Lusitanos em verso.

Nota:
Com este livro vai ser mais fácil comprender e interpretar a verdadeira Epopeia sobre os feitos portugueses, Os Lusíadas, que estudarás no 9º Ano.