31/05/2013

"A Melrita" de António Rubio

Sinopse
Era uma vez uma melrita que tinha o seu ninho num carvalho. Acabara de ter cinco filhinhos e cantava muito contente: "Que contente estou, que contente estou, aos meus cinco melrinhos comida lhes dou!" Mas um certo dia passou por ali uma raposa que lhe disse…
A Melrita é uma narrativa clássica recolhida em La Vera de Plasencia (Extremadura). Pertence ao arquétipo dos contos animais nos quais vence a espécie voadora frente à terrestre. Evoca questões vitais como a luta pela sobrevivência, e na sua estrutura destaca-se o ritmo das frases, que converte este texto numa canção que ainda perdura na sua zona de origem.
A proposta plástica reúne simplicidade e expressividade, anuindo com a poética do texto: colagens à base de papel e esquiços a lápis criam as distintas personagens e cenários, que se complementam com jogos tipográficos e com os tamanhos, as formas e as cores das letras.

Este livro fez parte da exposição itinerante internacional "Listos para leer. Diseño de libros em España", organizada pela Sociedade Estatal para o desenvolvimento do Design e da Inovação (DDI).