28/05/2013

"Mosquito" -2º e 3º anos


Mosquito
de Margarita Del Mazo; ilustração de Roger Olmos

      Um mosquito oferece-se para ajudar um velhote a descobrir qual é a carne mais saborosa, e a libertá-lo de uma terrível serpente que o quer comer. Em contrapartida, o velho proporciona-lhe uma dentadura de ferro para nenhuma vítima lhe poder resistir, o que o agudo insecto aproveitará para se deixar levar pela sua voracidade...
    Em tom humorístico, este conto tradicional chinês, de carácter etiológico, mostra-nos porque é que o mosquito, em vez de falar, emite um zumbido em forma de grito de guerra, revelando-nos também porque é que as serpentes comem ratos.
     O leitor pode seguir as peripécias das personagens que nos ensinam como justiça e solidariedade triunfam sobre tamanho e força, numa história que nos faz contactar com a cultura tradicional de um povo que, durante séculos, teve como forma de expressão essa voz que agora prolonga a sua vida na escrita.

    Margarita del Mazo, a partir da sua experiência de narradora oral, adapta este conto com um estilo ágil e simples, dotando-o de um singular sentido de humor, que encaixa na perfeição com as sempre divertidas ilustrações de Roger Olmos.
     As deformações volumétricas que o ilustrador catalão realiza proporcionam uma perspectiva curiosa das personagens: humanas (velhote, ferreiro, crianças) e animais (serpente, mosquito, pássaro, andorinha, rato…) dos grupos diferenciados que servem para contrapor realidade e fantasia.


     No Mosquito, a sua proposta plástica parte de óleos contundentes numa relação de absoluto predomínio sobre um texto que respeita de forma escrupulosa no discurso plástico-literário da página dupla, uma característica que faz parte das marcas de identidade de Roger Olmos.